sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Vetor de Oportunidades

   
O empreededorismo corporativo abre espaço
 para propostas de funcionários

Andres|Dreanstime.com

  A busca da inovação tem levado as empresas a valorizarem cada vez mais os empreendedores internos, ou seja, profissionais que exercem liderança,criam, participam e estimulam a inovação dentro das empresas.
Embora a taxa de intraempreendedorismo ainda seja muito baixa no Brasil (0,6%, segundo pesquisa de 2008 do Global Entrepreneurship Monitor – GEM), especialistas de RH, entidades e instituições ligadas ao empreendedor ismo, além de grandes empresas, defendem a importância de se investir mais nesses prof issionais, capazes de desenvolver produtos e serviços que representem diferencial competitivo nos negócios.

 “O intraempreendedor ou empreendedor corporativo é um vetor de oportunidades e está associado à competição e inovação dentro da cultura da empresa em que trabalha. Está à frente de processos como criação de novos produtos e serviços, abertura de filiais e planejamento de ações no mercado. Seu papel é agregar valor ao que é proposto na empresa”, diz Renato Fonseca, consultor do Sebrae–SP. No entanto, toda sugestão apresentada pelo intraempreendedor, segundo o consultor, deve ser bem definida e estudada para ser válida e gerar perspectivas. “Pensar antes de falar e valorizar o relacionamento com as pessoas envolvidas no ambiente profissional é vital para ganhar apoio e, assim, levar a proposta adiante. Esse  profissional tem que vender a ideia e, ao mesmo tempo, lidar com jogos de poder na organização –, portanto ele precisa ter sensibilidade suficiente, principalmente nesse momento”, explica Fonseca.  Paulo Roberto Ferreira Cunha, professor de Planejamento Estratégico da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), ressalta que o intraempreendedorismo também está muito ligado ao perfil  administrativo e estratégico da empresa. “Para viabilizar a iniciativa do intraempreendedor, a empresa precisa estar aberta a novos desafios, negócios e também a mudanças culturais para encarar a competitividade e aceitar sugestões desse tipo de profissional”, diz Cunha. 


Características do intraempreendedor:

• Busca de opor tunidades e iniciativa
• Exigência de qualidade e eficiência
• Persistência
• Correr riscos calculados
• Comprometimento
• Estabelecimento de metas
• Planejamento e monitoramentosistemático


   A aceitação da figura do intraempreendedor dentro de uma empresa depende do modelo de gestão de cada companhia. “A empresa que incentiva o colaborador a expor suas ideias e projetos deve acolhê-lo para que ele possa desenvolver esse trabalho. Há casos, porém, em que o colaborador motivado é barrado por modelos inflexíveis de gestão empresarial”,explica Cunha, que, como a maioria dos especialistas no assunto, também desaconselha o choque de projetos e ideias do intraempreendedor com os da companhia. “Esse novo profissional tem características comportamentais específicas. Age como dono do negócio e está disposto a resolver qualquer problema com a equipe como um todo. É inteiramente comprometido com o trabalho”, diz Carolina Stilhano, gerente de comunicação da Catho. No Brasil, segundo ela, muitas pessoas nascem empreendedoras, mas são tolhidas ao longo da vida pela sociedade. A cultura do  intraempreendedorismo no País ainda precisa ser mais bem assimilada, embora seja crescente a busca, pelas empresas, de profissionais com habilidades e características do intraempreendedor. “Afinal, eles trarão mais resultados e produtividade às companhias”, argumenta a executiva. 


 Por: Silvana Orsini
Fonte: + Saúde Magazine. Ano 1, nº3. Julho/Agosto/Setembro – 2010
Contato: maissaudemagazine@portoalegreclinicas.com.br



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