quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Autismo: Um jeito diferente se ser


Isolamento social e dificuldade na comunicação são inabilidades do autismo

 Fruto de uma gravidez desejada,Pedro foi um bebê precoce. Comapenas cinco meses de vida já engatinhava e, aos nove meses, começoua andar. Apenas um detalhe no seu comportamento chamou a atenção de sua família: ele não desenvolvia a linguagem. “As outras crianças falavam palavras e até frases e meu filho apenas balbuciava”, diz Rosane Barreto, mãe de Pedro, que hoje está com cinco anos.
 A ausência da fala contrastava com a impressionante capacidade motora do menino. Preocupados, os pais levaram a queixa ao pediatra. Na falta de uma resposta convincente, procuraram um fonoaudiólogo e continuaram sem explicação. A hipótese diagnóstica só surgiu quando, aos dois anos, Pedro passou a apresentar condutas incomuns, como brincar sempre sozinho e andar nas pontas dos pés. As atitudes indicavam autismo.
 Ao contrário do que muitos pensam, o autismo não é doença. “Trata-se de um transtorno caracterizado pela forma comportamental diferente da criança se relacionar com as outras pessoas”, afirma Vicente José Assencio Ferreira, neuropediatra, doutor em medicina pela Universidade de São Paulo e diretor clínico do CEMTE – Centro Educacional Municipal Terapêutico Especializado da cidade de Taubaté.
 Presentes desde o nascimento, os traços autistas são mais bem observados após um ano de idade e antes do
três anos. “No primeiro ano de vida, os sinais são pouco evidenciáveis. O bebê não chora ao ser deixado no berço, não olha para a mãe ao ser amamentado, não apresenta o sorriso social e nem demonstra angústia diante de estranhos”, esclarece Assencio Ferreira. Mesmo quando os indícios deixam de ser tão sutis, não é fácil fechar o diagnóstico. “A criança apresenta inabilidades para se comunicar e não interage. A família traz as queixas, mas a grande maioria passa despercebida até para os pediatras”, afirma Tânia Sbervelieri Ojeda, fonoaudióloga que está se especializando em distúrbios da aprendizagem.
 O caso de Pedro Barreto é um exemplo claro disso. Até ter certeza de qual transtorno afetava a criança, a família percorreu diferentes médicos. “Foram rios de dinheiro em consultas particularese exames. Só soubemos, de fato, que meu filho era portador de autismo após ser examinado, em conjunto, por médico
psiquiatra, psicólogo, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional”, conta Rosane. “O diagnóstico deve ser feito por equipe multidisciplinar”, confirma Tânia.

O desafio da inclusão

 Um dos aspectos que dificultam a identificação do autismo é a diversidade nas formas de apresentação do transtorno. Há desde quadro leve, em que a pessoa acometida tem inteligência normal, trabalha, namora, casa, até casos extremos de completa dependência física e mental.
 Segundo o neuropediatra Assencio Ferreira, ao se supor a hipótese diagnóstica, o importante é observar a
presença da tríade: preferência por isolamento social, déficit na comunicação interpessoal e inabilidade para jogos em geral. As três condições são prevalentes em todo o espectro autista.
 Para tratar essas inabilidades, é necessária uma abordagem terapêutica multidisciplinar, que inclui a intervenção de especialistas em fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, pedagogia e psicopedagogia.
“Buscamos fazer a inclusão social da criança autista, propondo o convívio e o aprendizado nas escolas comuns. Mas a tarefa não é simples. Existem ainda muitos tabus a serem superados”, comenta Tânia.
 Numa megalópole tão repleta de alternativas como São Paulo, a fonoaudióloga nem sempre consegue localizar escolas inclusivas, que aceitem e saibam lidar com o autista. Se na maior capital do país há obstáculos, dá para imaginar a situação em outras cidades do Brasil. “Quando morei em Fortaleza, Pedro
frequentou uma escola com corpo docente especializado. Era maravilhoso. Mas, após mudarmos para Brasília, passamos a enfrentar barreiras. As instituições educacionais são obrigadas, por lei, a fazer a inclusão, mas não têm experiência e nem capacidade para fazer um trabalho eficaz com as crianças”, enfatiza Rosane.
 Descrito pela primeira vez em 1943, pelo médico austríaco Leo Kanner, o autismo tem sido objeto de muitos estudos. Até os anos 1970, acreditava-se que o transtorno decorria de atitudes inadequadas dos pais, que levavam a criança a se isolar. “Quanto sofrimento e culpa infringimos aos pais (principalmente às mães) ao julgar que o autismo era adquirido num ambiente familiar ausente de carinhos verdadeiros”, salienta Assencio Ferreira.
 Hoje os conceitos mudaram. Já se sabe que as características autistas são inatas, como bem comprovou o estudo de Alysson Muotri, que iremos postar na próxima matéria, da semana que vem.

Fonte: +SAÚDE Magazine  |  Ano 2 - N° 6  |  Abril, Maio, Junho 2011


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