segunda-feira, 11 de abril de 2011

Dieta

Efeito sanfona
Cuidado: fórmulas mágicas e promessas rápidas para perder aqueles quilinhos indesejáveis não existem.


Fernanda Maximo, de 24 anos, percebeu que estava acima do peso ideal, entre 56 e 58 quilos, quando voltou de uma temporada de 10 meses em Londres. “Sempre fui magra, mas, depois de abusar na alimentação, cheguei a ficar com 83 quilos. Quando retornei ao Brasil, só me dei conta do ‘tamanho’ que estava após ver algumas fotos”, explica a gerente administrativa. De acordo com ela, a aparência física foi o principal fator para começar um processo bastante comum entre as mulheres: dieta.

Segundo a nutricionista Beatriz Botequio, por definição, dieta é o padrão alimentar de cada indivíduo. Mas, esse termo ficou muito associado ao emagrecimento. “Na prática clínica, a dieta é sempre voltada para um objetivo, como reeducação alimentar ou controle de colesterol, e acaba sendo mais eficaz quando sugerida por um especialista”, declara. Foi o que Fernanda fez. E acertou.

Para perder os quilos indesejáveis ganhos com a má alimentação e o sedentarismo, Fernanda procurou um endocrinologista e iniciou um sério e rigoroso processo para emagrecer. “Fiz uso de remédios inibidores de apetite, mas também mudei radicalmente a alimentação. Além disso, comecei a praticar exercícios físicos todos os dias.” Ela conta que esse tratamento deveria durar um ano e meio, mas com apenas seis meses de esforço ela conseguiu perder 20 quilos e decidiu parar por conta própria. “O médico explicou que eu tinha que cumprir o tempo determinado de tratamento para que o organismo não reagisse de forma inesperada e recuperasse tudo o que eu tinha perdido. Como eu já tinha chegado ao meu objetivo, não segui a orientação e parei com tudo”, ressalta. E errou.

Segundo o endocrinologista Flávio Guerra, dietas ultrarrigorosas, não balanceadas e acompanhadas de atividades físicas intensas e concomitantes, além de longos períodos de jejum, contribuem para um efeito rápido de emagrecimento, porém, ele pode acabar comprometendo a saúde e ocasionando o “efeito sanfona” (engorda, emagrece, engorda).
Foi exatamente o que aconteceu no caso de Fernanda. “Sempre viajo por conta do trabalho, o que não ajuda a ter uma boa alimentação. Também passei o último ano à base de lanches e fast-food e, após o fim de um relacionamento amoroso, descontei toda a ansiedade na comida. Hoje, estou com 75 quilos, mas ainda pretendo voltar a fazer o tratamento para chegar aos 57”, conclui.

Fernanda não é a única vítima do indesejável “efeito sanfona”. Como explica a nutricionista Beatriz, são muitos os casos de pacientes que fazem dietas, mas não realizam um processo de reeducação alimentar que ensina como mudar hábitos permanentes para perda e manutenção de peso. “Para conquistar o corpo ideal, as pessoas abusam de dietas com restrições calóricas que obrigam o organismo a diminuir seu gasto energético para sobreviver. Esse processo deixa o metabolismo mais lento, o que favorece o ganho de peso”, comenta a especialista.

Dieta personalizada Para o endocrinologista Flávio, antes de indicar qualquer dieta, é importante analisar a composição corpórea de cada indivíduo para encontrar um equilíbrio entre massa magra e massa gorda dentro dos limites da boa saúde. “Antes de prescrever uma dieta, precisamos verificar os hábitos alimentares de cada pessoa, saber se ela pratica alguma atividade física, se tem estresse, além de avaliar peso, altura e idade, entre outros fatores”, diz.

A especialista em nutrição explica que uma dieta saudável é aquela que preserva o equilíbrio entre todos os nutrientes e em quantidades adequadas a cada pessoa. “Hoje, o que predomina na população brasileira é o sobrepeso e a obesidade e, por consequência, as doenças cardiovasculares . Portanto, a recomendação nutricional mais utilizada é a de uma alimentação saudável com quantidades de calorias, gorduras e açúcares controladas,
para auxiliar no controle de peso e favorecer a saúde cardiovascular”, finaliza Beatriz.

Emagrecer com saúde
Flávio Guerra chama a atenção para mais um importante fator. “A cada dia surge um novo modismo ou um velho padrão alimentar travestido com outro nome. Eles prometem efeitos mágicos e infalíveis! São chás e cremes especiais, que surgem na mídia junto com planos dietéticos hipocalóricos. No primeiro momento, até parecem funcionar, mas podem levar ao terrível ‘efeito sanfona’”, reforça.

Para Beatriz, toda dieta que não respeita o equilíbrio entre os nutrientes pode oferecer risco à saúde. Mas, lembre-se, fuja das fórmulas mágicas e das promessas rápidas para emagrecer. A melhor escolha, na verdade, é a mudança de hábitos, com reeducação alimentar, prática regular de exercícios físicos e acompanhamento médico.



Por: Elisandra Escudero
Fonte: + Saúde Magazine. Ano 1, nº4. Outubro/Novembro/Dezembro - 2010
Contato: maissaudemagazine@portoalegreclinicas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário