segunda-feira, 25 de julho de 2011

Universidade para viver melhor

  
                Cursos para a 3a idade ensinam a ter vida mais ativa.



 O Brasil tem 190,7 milhões de pessoas, segundo o Censo do ano passado. Deste total, 11,16% têm idade acima de 60 anos. Isso representa um crescimento de quase 3% entre os idosos, somente na última década.        A expectativa de vida também cresceu: atualmente o brasileiro vive em média 73 anos e, entre as quase 20 milhões de pessoas classificadas como idosas, 23.760 já superam a marca dos 100 anos. Isso significa que, cada vez mais, a longevidade passa a ser algo comum entre os brasileiros e que também há mais chances de se envelhecer, e de modo cada vez mais saudável. Por outro lado, como disse o filósofo italiano Norberto Bobbio, “o velho sabe, por experiência, aquilo que os outros ainda não sabem e precisam aprender com ele, seja na esfera ética, seja nos costumes, seja nas técnicas de sobrevivência”. Esta frase coincide com a opinião do médico Wilson Jacob Filho, idealizador e coordenador da Universidade Aberta para o Envelhecimento Saudável (Unapes) e professor titular de Geriatria na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
 É essa imagem que ele quer que os idosos tenham, não só diante dos mais jovens, mas entre as pessoas
que estão envelhecendo e que – por medo, insegurança ou preconceito – se afastam da vida social à medida
que a idade avança. Por isso, Jacob Filho prefere investir nos pacientes mais velhos que procuram o serviço do Hospital das Clínicas da FMUSP (HCFMUSP), para que participem das atividades do programa iniciado em 2008 – oficinas de atividades físicas, dança e expressão corporal; alimentação saudável; informática, comunicação e dinâmicas de grupo – e se transformem em multiplicadores das técnicas para um envelhecimento ativo. “Nada melhor que uma pessoa mais velha para mostrar que é possível vencer as barreiras que o próprio idoso se impõe”, avalia o geriatra.

Efeitos positivos
 Segundo o médico do HCFMUSP, entre os efeitos positivos observados nos grupos, destacam-se a elevação da autoestima, a redução de peso e a melhora na disposição geral dos idosos, à medida que praticam atividades físicas e são estimulados para uma alimentação mais saudável.
 Outros pontos observados pelo serviço de geriatria são a redução das consultas médicas e de procura
ao pronto-socorro sem causas justificadas. “As pessoas mais ativas sentem menos necessidade de procurar o médico, ao mesmo tempo em que querem ficar com o físico em ordem porque percebem que o excesso de peso e o sedentarismo são fatores limitantes para o desenvolvimento de atividades sociais.” Os cursos da Unapes são semestrais e abertos a pessoas a partir dos 60 anos. As turmas têm início em março e agosto e as aulas teóricas acontecem todas as segundas, das 14 às 16 horas. Os outros dias da semana são ocupados pelas aulas práticas, sempre no mesmo horário. A equipe é multidisciplinar e inclui

nutricionistas, fisioterapeutas, professores de dança e de computação. São oferecidas 60 vagas para as atividades que acontecem no Espaço Propes (Programa de Promoção do Envelhecimento Saudável) do Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas.
 O projeto se apoia na política do envelhecimento ativo da Organização Mundial da Saúde (OMS), que prega o envolvimento do governo e da sociedade no desenvolvimento de programas que estimulem a participação em atividades sociais, físicas e culturais, como forma de manter uma vida saudável. Essa foi a abordagem da tese de doutorado “Educar para o autocuidado na terceira idade” – desenvolvida em conjunto por Kátia Lílian Sedrez e Alexandra Bordin, do curso de enfermagem da Universidade Regional Integrada de
Erechim, no Rio Grande do Sul. No trabalho, elas atestam que a maioria dos idosos apresenta algum tipo
de doença crônica, mas concluem que é possível continuar vivendo com qualidade, desde que essas doenças sejam controladas. “A ação educativa tem papel preponderante no aumento da expectativa e na qualidade de vida, assim como na manutenção da saúde do idoso”, garantem.

Modelo francês
 O modelo da universidade aberta à terceira idade foi criado nos anos 1970, na Universidade de Toulouse
(França), envolvendo cur sos de atualização cultural, orientações na área de saúde e algumas atividades
socioculturais. No Brasil, a Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas foi pioneira em cursos do gênero, a partir de 1991, antecipando-se à promulgação do Estatuto do Idoso, que estabeleceu que “O Poder Público apoiará a criação de universidade aberta para as pessoas idosas”.
 Hoje, o Estado de São Paulo conta com a Associação das Universidades Abertas à Terceira Idade, reunindo várias instituições superiores de ensino que adotam uma pedagogia para o envelhecimento com foco na manutenção da qualidade de vida. Na USP – a Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) completou 18 anos em 2010, envolvendo várias faculdades no campus da Cidade Universitária e da USP-Leste, somando quase 10 mil alunos em 2009, sem contar com o programa especial da Faculdade de Medicina.
 Na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), o programa teve início em 1999, na capital paulista. Atualmente se estende à Baixada Santista, com o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida física e mental às pessoas com idade a partir de 50 anos. No Rio de Janeiro, a Universidade Veiga de Almeida mantém cursos para idosos, com destaque para Noções de Geriatria e Gerontologia. Todo aluno matriculado no curso tem acesso à orientação e ao atendimento odontológico, fisioterápico e fonoaudiológico.
 A mais recente iniciativa é da Universidade Federal de Alagoas, que inaugurou seu programa em fevereiro último, com a proposta de incentivar um estilo de vida ativo para as populações idosas, buscando alterar comportamentos que podem ser verdadeiros fatores de risco para a saúde.

Fonte: Revista + SAÚDE | Ano 2 Nº 6 | Abril - Maio - Junho 2011

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