segunda-feira, 28 de março de 2011

Estimulantes

Liberados para atleta
Creatina e cafeína, antes proibidos nos suplementos alimentares, foram liberados pela Anvisa.



Quem frequenta shopping centers várias vezes se depara com algumas lojas cujas vitrines exibem potes e mais potes com imagens de atletas com corpos perfeitos e músculos tonificados e bem delineados. São embalagens de todos os tamanhos e para todos os fins, voltadas a um público que se formou, basicamente nas últimas décadas, ávido por um corpo saudável e esteticamente perfeito. Esses atletas buscam alternativas e complementações nutricionais que o exercício físico regular, regrado e bem praticado, em boa parte das vezes, necessita.
A orientação alimentar não é exatamente uma novidade dos tempos atuais. Ela existe há muitos séculos. Na Grécia antiga, por exemplo, Diógenes Laertius (220 a.C.) sugeria aos atletas uma alimentação à base de queijo úmido, nata e figos secos. Alguns autores af irmam que nas Olimpíadas de Berlim, em 1936, muitos atletas consumiam diariamente 125 gramas de manteiga ou óleo de algodão, doces, um litro e meio de leite e três ovos diariamente. O esforço concentrado, as “explosões” musculares exigidas em atividades esportivas e a necessidade de resistência física levaram à necessidade de maiores quantidades de alimentos bem como de uma alimentação por vezes menos saborosa, constituindo-se um dos principais desafios do profissional responsável pela alimentação. “Nutrir o atleta é uma arte. O limite da irresponsabilidade e do sucesso esbarra em compromissos éticos e pleno conhecimento dos nutrientes”, diz Celso Cukier, nutrólogo esportivo do Hospital do Coração – HCor, de São Paulo.
A suplementação alimentar é mais recente. Em geral, são substâncias produzidas quimicamente e que têm a propriedade de complementar a ação dos alimentos naturais, dando ao atleta mais força e energia. Alguns laboratórios ou fabricantes as indicam também para a redução de peso e ganhos de massa muscular. Normalmente, os usuários mais comuns são nadadores, jogadores de vôlei, basquete, fisiculturistas, corredores e outros.
Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou os suplementos de creatina e cafeína para incrementar o rendimento de atletas durante a atividade física. A liberação ocorreu neste momento porque só agora foi comprovada cientificamente a segurança desse tipo de substância como alimento. Segundo a diretora da Anvisa, a farmacêutica e bioquímica Maria Cecília Brito, essas substâncias não devem ser consumidas por quem pratica atividade física ocasionalmente. “Uma dieta balanceada e diversificada já é suficiente e recomendável para atender às necessidades nutricionais”, prossegue. A creatina tem origem endógena (formada pelo próprio organismo) e é encontrada principalmente no músculo esquelético das pessoas. É originalmente sintetizada no fígado e no pâncreas, por meio dos aminoácidos arginina, glicina e metionina, mas também pode ser adquirida com a ingestão de carnes ou pela suplementação. É importante fonte de energia química para contração muscular, pois facilita a transferência de energia dentro das células.
Os músculos são constituídos por 70% de água e a creatina ajuda a introduzir a água nas células musculares, dando-lhes aparência de inchados e maior volume. “O processo ajuda na síntese de proteína, proporciona maior duração da atividade física de alta intensidade e ainda diminui o lactato muscular”, explica Tatiana Dall Agnol, nutricionista e mestre em nutrição esportiva pela Escola Paulista de Medicina. A dose recomendada em protocolos é de 20 gramas por dia de creatina por um período de seis dias, seguida de uma dose de manutenção de três a cinco gramas diárias por um determinado período. Ingerida com soluções de carboidrato, o efeito é potencializado.
A outra substância liberada é a cafeína, que atua no sistema nervoso e acelera o metabolismo. Ela é um estimulante, mas não melhora o desempenho atlético, necessariamente. O efeito é individual, depende de cada organismo. “Ela é uma das principais xantinas, substâncias que são encontradas em estado natural numa série de plantas como café, chás, mate, cacau e guaraná, entre outras. É acrescentada a bebidas energéticas e alguns remédios”, afirma a nutricionista Tatiana. A cafeína fortalece o sistema cardíaco, melhorando o seu rendimento, e prolonga e intensifica o estado ativo das fibras musculares, aumentando sua força e freqüência de contração. As bebidas energéticas fornecem cafeína como um recurso ergogênico (forma de facilitar e otimizar o trabalho) utilizado no sentido de potencializar o desempenho de resistência. A literatura diz que, em relação aos exercícios físicos de longa duração, o uso da cafeína promove melhoria na eficiência metabólica dos sistemas energéticos durante o esforço, contribuindo para um melhor desempenho físico.
No entanto, essas substâncias não estão livres de reações adversas: “A utilização indiscriminada de creatina pode trazer comprometimento do fígado e dos rins e a da cafeína pode causar irritação, nervosismo, alterações no sono e, até mesmo, o aumento da pressão arterial”, diz Alessandra Paula Nunes, professora do curso de nutrição do Centro Universitário São Camilo. Aquele que ingere a creatina pode sentir efeitos colaterais como náusea, desconforto estomacal, tonturas e diarreias. O uso prolongado da substância deve ser acompanhado por profissionais de saúde e nutrição para monitoramento de suas funções no organismo. A utilização indiscriminada dos suplementos de creatina e cafeína pode, ao invés de nutrir e beneficiar o organismo, causar problemas metabólicos e até cardíacos graves.

Por: Neuza Pinheiro
Fonte: + Saúde Magazine. Ano 1, nº4. Outubro/Novembro/Dezembro - 2010
Contato: maissaudemagazine@portoalegreclinicas.com.br

segunda-feira, 21 de março de 2011

Nutrição oncológica

Reforço alimentar
Orientações nutricionais especiais ajudam os pacientes no combate ao câncer.


Todo cuidado é pouco, os pacientes com câncer precisam dar atenção especial ao alimento que consomem, uma vez que o organismo precisa ser fortalecido a cada passo. Isso porque a quimioterapia utilizada para combater as células cancerígenas ataca também as células de defesa do organismo, afetando o mecanismo que nos protege contra doenças. Como resultado, a imunidade cai e o corpo não consegue lutar contra infecções. Por isso, enquanto o sistema imunológico estiver se recuperando, o paciente submetido à quimioterapia deve evitar expor-se a qualquer tipo de microrganismo que possa causar infecção.
Maria Helena soube disso quando deu entrada ao hospital com febre alta, rigidez nos músculos e um estado de torpor que surgiu repentinamente e a manteve internada na UTI por três dias, enquanto era medicada com altas doses de antibiótico. A causa foi uma bacteriemia, ou a presença de bactérias na sua corrente sanguínea, que normalmente passaria despercebida em um organismo sadio, mas que pode evoluir para uma septicemia fatal em um corpo debilitado por altas doses de quimioterapia, como era o caso dela. Fazendo tratamento contra um linfoma, Maria Helena superou a crise e aprendeu muito sobre os cuidados que deve ter para evitar que a medicação para combater o câncer acabe abrindo as portas para outros males afetarem seu corpo. Ao mesmo tempo em que deve servir para ajudar na recuperação, o alimento pode ser um fator de risco. Além da infecção intestinal por bactérias – provável causa da sua bacteriemia –, existe a preocupação com fungos que podem estar presentes nas frutas, hortaliças e legumes crus.
Para evitar risco, as frutas só podem ser consumidas in natura imediatamente depois de cortadas. Isso depois de lavadas cuidadosamente com escova, sabão e água filtrada. Detalhe importante: só são permitidas as de casca grossa, que protegem melhor a polpa, como a melancia e o melão. Verduras e legumes, assim como as carnes de qualquer natureza, só podem ser ingeridas quando muito cozidas, depois de passarem por cuidadosa higiene.
Os pacientes em tratamento quimioterápico são estimulados a optar por alimentos industrializados sempre que tiverem dúvida sobre a origem, frescor e limpeza da comida servida. Mas as latas, caixas, vidros e outras embalagens precisam ser rigorosamente higienizadas antes de abertas.
A doutora em nutricionismo e especialista em nutrição oncológica Patrícia Villas-Boas de Andrade, do Instituto Nacional do Câncer, é responsável por uma cartilha com dicas para o dia a dia do paciente e até sugere receitas para que continuem a se alimentar corretamente quando voltam para casa. Entre as regras básicas, a profissional ensina que as mãos e os utensílios devem ser lavados muito bem antes de se manusear alimentos; e água, sabão e escova devem fazer parte da higienização dos alimentos.
Ao falar dos efeitos colaterais da quimioterapia, Patrícia aborda as dificuldades com a alimentação nessa fase difícil do tratamento contra o câncer. “A perda de apetite é um dos problemas mais comuns, que pode ser causado pelo tratamento ou pela doença em si”, explica a nutricionista. “Emoções como o medo ou a depressão podem interferir também, além de alguns efeitos colaterais como náusea, vômitos, alterações no odor ou sabor dos alimentos.” Para ajudar a superar essa fase de dificuldades, a apostila inclui receitas de fácil aceitação pelo paciente submetido à quimioterapia.

Dicas para resistir à quimioterapia com alimentação:
• Procure comer apenas quando não estiver se sentindo nauseado.
• Para controlar a náusea, tente mascar cristais de gengibre.
• Depois de uma crise, comece com líquidos claros (consomê, sucos, gelatinas, chás), água tônica e alimentos frios (iogurte, picolé de frutas ou gelatina).
• Dê preferência a alimentos secos (biscoitos, torradas, cereais ou bolo sem recheio).
• Evite alimentos fritos, empanados, gordurosos, muito doces, condimentados ou com odor muito forte.
• Congele seu suco de frutas favorito ou água de coco em cubinhos de gelo e chupe nos intervalos.
• Não espere sentir fome para comer.
• Evite deitar logo após as refeições.
• Use roupas soltas, sem pressionar a barriga.
• Deixe de lado o rigor das três refeições diárias e se permita “beliscar” entre elas, comendo em intervalos de no máximo três horas.

Por: Eli Serenza
Fonte: + Saúde Magazine. Ano 1, nº4. Outubro/Novembro/Dezembro - 2010
Contato: maissaudemagazine@portoalegreclinicas.com.br

segunda-feira, 14 de março de 2011

Hérnia de Disco

Fora do eixo
A doença ocupa o segundo lugar entre os distúrbios dolorosos


Imagine uma bala recheada, seu recheio saindo e escorrendo. Aí temos uma sensação de bem-estar. Mas, essa metáfora é usada para exemplificar a hérnia de disco – dor nada prazerosa. De acordo com Fabio avaglia, médico ortopedista e presidente do Instituto Ortopedia e Saúde, neste caso o disco – localizado entre cada uma das vértebras da coluna – é como se fosse uma dessas balas recheadas, firme por fora e cremosa por dentro. Porém, “quando submetida a uma pressão maior do que aguenta, o gel interno sai e começa a pressionar os nervos ligados à coluna, formando a hérnia de disco”, explica o ortopedista.
Para ele, a hérnia de disco é conseqüência de um esforço físico excessivo, seja em flexão, rotação ou carga. E é justamente a região lombar que erroneamente é utilizada para levantar peso. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), depois do coração, a hérnia de disco é responsável pelo maior número de afastamentos profissionais no trabalho.
José Goldenberg, especialista em clínica médica e membro titular da Academia Brasileira de Reumatologia, afirma que a hérnia de disco ocupa o segundo lugar entre os distúrbios dolorosos que acometem o ser humano – só perdendo para a cefaleia, a dor de cabeça. “Cerca de 80% dos indivíduos sentirão dores lombares em alguma fase da vida”, afirma Goldenberg. Ainda segundo o especialista, há aproximadamente 5% de novos casos de hérnia de disco ao ano.
O principal sintoma da hérnia de disco são as dores ciáticas – atingem costas, nádegas e podem ir até o pé. Porém, quando o caso é mais grave, a pessoa tem dificuldade até mesmo de andar. Fabio Ravaglia explica que muitas vezes a pessoa fica em pé, mas permanece torta, para abrir espaço na coluna, aliviar a pressão da hérnia e consequentemente a dor.
Para tratar a dor, em cerca de 90% dos casos, as pessoas melhoram com um pouco de repouso e sessões de fisioterapia e/ou acupuntura, auxiliados pelo uso de analgésicos e anti-inflamatórios. Em apenas um mês os pacientes estão aptos a retomar suas atividades rotineiras. “Corrigido o problema do disco que saiu do lugar, a dor desaparece completamente”, avisa o ortopedista. Mas, como toda regra tem sua exceção, a cirurgia é realizada quando o paciente não responde ao tratamento conservador. O meio cirúrgico é indicado em casos de persistência dos sintomas, perda grande da qualidade de vida e déficits neurológicos com parestesias (queimação, dormência, coceira) e fraqueza muscular.
A intervenção cirúrgica é feita em último caso e considera a gravidade dos sintomas e a incapacitação motora causada pela compressão do nervo. Essa pressão é exercida por parte do disco que extravasou e provoca, até mesmo, perda de movimento. Os métodos cirúrgicos evoluíram muito e procedimentos minimamente invasivos apresentam bons resultados. Há equipamentos modernos, como microscópios e até navegadores computadorizados que mostram o local exato da intervenção, com o mínimo de riscos para a pessoa. “A cirurgia é simples e em dois ou três dias a pessoa já está andando novamente”, diz Ravaglia.

Prevenção
Para evitar a hérnia de disco, o mais importante é prestar atenção à postura e não carregar peso de maneira errada. Fabio Ravaglia recomenda: “O ideal, ao levantar peso, é sempre agachar e nunca inclinar o corpo com os joelhos estendidos deixando o corpo na forma da uma letra U invertida”.
As atividades físicas de baixo impacto — alongamento e fortalecimento da musculatura, tanto abdominal, quanto posterior da coluna — são as mais indicadas para a prevenção das hérnias de disco. São atividades que ajudam a estabilizar a coluna e reduzir a força para a frente ou para trás. Também é recomendada a hidroginástica, caminhadas, esteiras com velocidade lenta, exercícios localizados com pouco peso e alongamentos.

Por: Gustavo Sierra
Fonte: + Saúde Magazine. Ano 1, nº4. Outubro/Novembro/Dezembro - 2010
Contato: maissaudemagazine@portoalegreclinicas.com.br

quarta-feira, 9 de março de 2011

Epilepsia

Curto-circuito

Aumentaram em 11% as internações pela doença
nos hospitais públicos


A pessoa cai no chão, perde a consciência. Suas pernas e braços endurecem. Ela se debate, tem contrações musculares involuntárias. Outras vezes, os sinais são mais discretos: olhar parado, comportamento fora do padrão, movimentos em apenas um dos braços ou perna. Se isso acontecer com constância, é muito provável que uma crise epilética esteja acontecendo. Descargas elétricas anormais e rápidas, com emissão de sinais incorretos e duração de alguns segundos ou poucos minutos são alterações que provocam crises e convulsões. Elas podem ser causadas por fatores como a falta de sono, ingestão de bebidas alcoólicas, febre, ansiedade, drogas e medicamentos, cansaço e mudanças súbitas de intensidade de luminosidade ou luzes piscantes.

Muitas lendas cercaram a doença no decorrer da história. Na época da Grécia Antiga, os portadores da doença eram tratados como sacerdotes possuídos de inspiração divina. Quando apresentavam convulsões, os gregos acreditavam que estavam sendo “tocados” pelos deuses. Na Idade Média, entretanto, era associada a possessões demoníacas. Hoje, têm-se conhecimento de que se trata de uma doença tratável por medicamentos ou cirurgia.

Vários fatores podem ocasionar a doença, como lesões no cérebro causadas por tumores, doenças como meningites, acidentes com objetos perfurantes e até a falta de cuidados nos pré-natais. O aspecto genético também não pode ser descartado, porém representa uma parcela pequena. Alimentos mal cozidos, como o da carne de porco, ou verduras mal lavadas podem desencadear a doença quando contaminadas pela larva da neurocisticercose e afetar o sistema nervoso central, gerando uma infecção.

O tratamento, porém, pode ser mais simples do que se pensa. De acordo com o médico Arthur Cukiert, chefe do serviço de neurologia e neurocirurgia do Hospital Estadual Brigadeiro, de São Paulo, “80% dos epiléticos são curados com medicamentos. Os outros 20% podem se recuperar com cirurgias de alta complexidade. Quando não conhecemos exatamente o local do cérebro afetado, se a região não puder ser removida por algum motivo e se os focos forem múltiplos e grandes, recomendamos a cirurgia paliativa, de alta eficácia, pois as crises reduzem em número e severidade, mas o indivíduo não fica totalmente livre da epilepsia”.

As cirurgias paliativas são indicadas para os casos que não respondem a medicamentos, mas podem melhorar as crises em até um terço dos casos. O Hospital Brigadeiro, considerado referência no tratamento da epilepsia, oferece a técnica de implante cerebral de eletrodos profundos em portadores da doença para a estimulação elétrica das regiões cerebrais, sem necessidade de cortes ou remoções.

Em crianças, os sintomas caracterizam-se por contrações rápidas de apenas um músculo ou grupo muscular, contrações no rosto, movimentos parecidos como “pedalar” e desvio forçado dos olhos.

Em alguns casos graves pode ocorrer a necessidade da ocorrência da hemisferectomia, procedimento cirúrgico de retirada de metade do cérebro. Em 2005, nos Estados Unidos, o menino Tyler Plotkins, com apenas 1 ano e 3 meses, teve metade de seu cérebro extirpado em função da grave epilepsia que sofria. Passados quatro anos, ele tem uma vida praticamente normal. “O cérebro tem a propriedade de plasticidade. Ele recupera as funções”, diz Cukiert. Essa característica permite à criança sofrer intervenções que muitas vezes não são indicadas em adultos, com ressecções maiores.


Segundo Wen Hung Tzu, médico chefe do grupo de cirurgia de epilepsia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, as epilepsias encontradas com maior frequência na população adulta são as parciais, responsáveis por cerca de 70% dos casos. Elas se originam, segundo o médico, de um grupo de células nervosas em uma área restrita. No caso das crises generalizadas começam em estruturas profundas do cérebro e atingem os dois hemisférios cerebrais.

Alguns procedimentos em primeiros socorros podem ser adotados em casos de crises. Nas chamadas crises tônico-clônicas generalizadas, deve-se ficar calmo, colocar travesseiro embaixo da cabeça da pessoa, mantê-la de lado para evitar a entrada de saliva ou vômitos no pulmão, afrouxar cintos e colarinhos e deixar a crise acontecer sem interferir. Não se deve tentar colocar o dedo na boca da pessoa para segurar a língua e nem dar líquidos durante a crise ou fazer respiração boca a boca. Nas crises parciais complexas – nas quais ocorrem alterações nos níveis de consciência – deve-se falar de maneira calma com a pessoa, pois ela pode reagir a estímulos emocionais; protegê-la de perigos potenciais e não restringir os seus movimentos.

A epilepsia atinge 1% da população em países desenvolvidos e 1,3%no Brasil. Normalmente, acomete pessoas com até 25 anos e com idade acima de 65 anos e é mais comum em pessoas do sexo masculino. No Brasil, em hospitais públicos, as internações por epilepsia aumentaram em 11%, com mais de 17 mil casos ocorridos entre janeiro e maio de 2009, sendo mais de um quarto só no Estado de São Paulo. Os dados são da ABN – Academia Brasileira de Neurologia.

Os médicos não acreditam em surto de doença que possa desencadear a epilepsia e não sabem o porquê do aumento do número de casos no País. Preocupam-se, no entanto, em alertar a população sobre a doença, divulgar seus sintomas, os procedimentos para socorro imediato e a diminuição do preconceito por causa do desconhecimento.

Por: Neusa Pinheiro
Fonte: + Saúde Magazine. Ano 1, nº3. Julho/Agosto/Setembro - 2010
Contato: maissaudemagazine@portoalegreclinicas.com.br