segunda-feira, 15 de agosto de 2011

CÁLCULO RENAL - Pedra danosa


Alguns fatores genéticos, de idade, raça e hábitos alimentares podem causar a doença.



 O cálculo renal, vulgarmente chamado de “pedra no rim”, atinge milhares de pessoas em todo o mundo e, em nosso país, a incidência de pessoas com este mal tem aumentado a cada dia. Modificação no padrão alimentar, com a ingestão de produtos industrializados, pouco consumo de água e perda excessiva de líquidos pela transpiração são algumas das causas deste problema. A correção de alguns hábitos de vida, em especial no padrão alimentar, pode ser bastante eficaz na solução da enfermidade, sendo certo que o estudo do cálculo também auxilia na informação sobre qual substância está causando a formação de cálculo renal.
 A médica nefrologista Deborah Pinto explica que o sistema renal é importantíssimo no controle da excreção
de substâncias metabólicas e controle da pressão arterial. “Durante a vida, o homem expele pelo sistema urinário uma infinidade de substâncias, entre elas, ácido úrico, sais de cálcio e oxalatos.
Em dado momento, é possível que o excesso de tais substâncias em um processo de saturação leve à formação de cálculos, que nada mais são do que uma formação sólida, com aparência de pedra, e que causam muita dor ou desconforto aos pacientes”, diz ela.
 Além dos fatores mais comuns para a formação de cálculos, há também fatores genéticos, de idade, raça e
hábitos alimentares, que podem contribuir para a formação deles. Segundo a nefrologista, na maioria das vezes, os pacientes já apresentam pelo menos dois fatores e, com isso, se tornam propensos ao desenvolvimento da doença.
 A especialista exemplifica que, nos dias atuais, uma diminuição do volume urinário, aliada à alteração da composição da urina, pode ser um fator preponderante na formação de cálculos. “Na vida moderna, e em
especial em um país tropical, onde o calor muitas vezes é intenso e o clima extremamente seco, as pessoas dedicam pouco tempo para se hidratar da forma correta. Ingerem pouca água, perdem bastante líquido na transpiração, comem alimentos industrializados, ricos em proteínas, sais e hidratos de carbono, o que acaba por contribuir com a formação do cálculo”, explica a médica.
 Mas não é só isso. Deborah Pinto esclarece que existem doenças e disfunções metabólicas que também
colaboram para a formação de “pedra no rim”, como a hipercalciúria e hipercalcemia (aumento da quantidade de cálcio na urina e no sangue, respectivamente), alterações anatômicas do trato urinário, enfermidades que causam desequilíbrio urodinâmico etc.
 A diminuição de fatores inibidores da formação de cálculo, como magnésio, pirofosfato e nefrocalcina, também pode propiciar, consideravelmente, a formação da doença. A médica informa que é possível
hoje a realização de um estudo do cálculo, com o objetivo de analisar sua composição e, após o resultado,
verificar quais são os fatores que podem estar relacionados à sua formação, procurando desenvolver hábitos ou tratamentos a fim de evitar novos episódios. “O estudo do cálculo, na prevenção de novos quadros, é muito importante. Ele serve para nortear os profissionais de saúde sobre qual o melhor caminho adotado para prevenir novas formações”, completa.
 O médico urologista Rafael Capobianco explica que há inúmeras complicações que podem surgir da formação do cálculo renal. É possível que o paciente apresente, em razão do cálculo renal, um quadro de infecção urinária, hipertensão arterial (aumento de pressão) e, em alguns casos mais graves, obstruções renais que podem causar futura insuficiência renal crônica e até mesmo levar à perda do rim, pela destruição causada nas células ou pela infecção acentuada.
 Segundo o médico, há vários tratamentos para a doença, que dependerão do quadro apresentado pela pessoa. “Em geral, espera-se que o paciente seja capaz de expelir o cálculo. No entanto, isto irá depender de vários fatores, como a localização do cálculo, tamanho, forma etc. As pessoas podem ter tido cálculos renais e expelir a pedra sem ao menos perceber que tiveram”, exemplifica o especialista. Mas, quando este cálculo traz problemas, em geral dor (cólicas), normalmente na região lombar, acompanhada ou não de

vômito, agitação, mal-estar, ou irritação ao urinar e sangue na urina (hematúria), é necessário o acompanhamento médico ou mesmo intervenção médica. “Nos casos de dor, em um primeiro momento,
é administrado analgésico, para depois submeter o paciente a exames clínicos, que vão desde o exame de urina até outros métodos como o ultrassom e a tomografia, para analisar qual a intervenção necessária”, completa.
 Quando não é possível tratar com medicamentos ou aguardar que o paciente venha a expelir a pedra,
são necessários métodos cirúrgicos, objetivando a retirada do cálculo, ou métodos extracorpóreos, como a
litotripsia, e endoscópicos, que, por vezes, envolvem a colocação de um cateter (duplo jota), retirado posteriormente.

Fonte: Revista + SAÚDE  | Ano 2  | N° 6  |  Abril, Maio Junho 2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário