terça-feira, 23 de agosto de 2011

Inovação: parceria oferece ainda mais saúde

 A Porto Alegre Clínicas e a Radiológica & Diagnósticos por Imagem consolidam parceria, aliando tecnologia e ainda mais qualidade e conforto aos atendimentos médicos.

 O ano de 2011 pode ser considerado um marco na história de duas empresas atuantes na área de saúde no estado do Rio Grande do Sul: a parceria entre a Porto Alegre Clínicas e a Radiológica. As duas empresas alcançaram os melhores resultados e também o maior crescimento em seus respectivos segmentos na última década, além dos números de clientes em suas carteiras, instalações e profissionais qualificados em seus quadros.
 Com o objetivo de ampliar a qualidade dos atendimentos, aliando tecnologia de ponta e estruturas físicas que são referências em qualidade por estarem de acordo com as normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e a RDC 050 (Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde), os sócios fundadores das duas empresas, Alexandre Diamante e Rafael Kern Sant’Anna, profissionais com visão empresarial de futuro, concretizaram esta parceria que foi projetada e analisada por eles e suas equipes de colaboradores desde 2010, desenhando o que seria a arquitetura do projeto, no qual o objetivo central visa agregar valor oferecendo ainda mais qualidade ao atendimento dos clientes.
                                            
 Os pacientes agora contam com modernos equipamentos de densitometria óssea, ecografia, ecodoppler,
mamografia, radiologia geral e também exames de alta complexidade, tais como: ressonância nuclear magnética e tomografia computadorizada.
 O novo centro de diagnósticos da Radiológica está localizado na Avenida Farrapos, 579, ao lado da sede da Porto Alegre Clínicas, na capital do Estado. Telefone: (51) 3311-0992 ou 3311-0804.

Fonte: Revista + SAÚDE  | Ano2  | Nº 6  |  Abril, Maio, Junho 2011




segunda-feira, 15 de agosto de 2011

CÁLCULO RENAL - Pedra danosa


Alguns fatores genéticos, de idade, raça e hábitos alimentares podem causar a doença.



 O cálculo renal, vulgarmente chamado de “pedra no rim”, atinge milhares de pessoas em todo o mundo e, em nosso país, a incidência de pessoas com este mal tem aumentado a cada dia. Modificação no padrão alimentar, com a ingestão de produtos industrializados, pouco consumo de água e perda excessiva de líquidos pela transpiração são algumas das causas deste problema. A correção de alguns hábitos de vida, em especial no padrão alimentar, pode ser bastante eficaz na solução da enfermidade, sendo certo que o estudo do cálculo também auxilia na informação sobre qual substância está causando a formação de cálculo renal.
 A médica nefrologista Deborah Pinto explica que o sistema renal é importantíssimo no controle da excreção
de substâncias metabólicas e controle da pressão arterial. “Durante a vida, o homem expele pelo sistema urinário uma infinidade de substâncias, entre elas, ácido úrico, sais de cálcio e oxalatos.
Em dado momento, é possível que o excesso de tais substâncias em um processo de saturação leve à formação de cálculos, que nada mais são do que uma formação sólida, com aparência de pedra, e que causam muita dor ou desconforto aos pacientes”, diz ela.
 Além dos fatores mais comuns para a formação de cálculos, há também fatores genéticos, de idade, raça e
hábitos alimentares, que podem contribuir para a formação deles. Segundo a nefrologista, na maioria das vezes, os pacientes já apresentam pelo menos dois fatores e, com isso, se tornam propensos ao desenvolvimento da doença.
 A especialista exemplifica que, nos dias atuais, uma diminuição do volume urinário, aliada à alteração da composição da urina, pode ser um fator preponderante na formação de cálculos. “Na vida moderna, e em
especial em um país tropical, onde o calor muitas vezes é intenso e o clima extremamente seco, as pessoas dedicam pouco tempo para se hidratar da forma correta. Ingerem pouca água, perdem bastante líquido na transpiração, comem alimentos industrializados, ricos em proteínas, sais e hidratos de carbono, o que acaba por contribuir com a formação do cálculo”, explica a médica.
 Mas não é só isso. Deborah Pinto esclarece que existem doenças e disfunções metabólicas que também
colaboram para a formação de “pedra no rim”, como a hipercalciúria e hipercalcemia (aumento da quantidade de cálcio na urina e no sangue, respectivamente), alterações anatômicas do trato urinário, enfermidades que causam desequilíbrio urodinâmico etc.
 A diminuição de fatores inibidores da formação de cálculo, como magnésio, pirofosfato e nefrocalcina, também pode propiciar, consideravelmente, a formação da doença. A médica informa que é possível
hoje a realização de um estudo do cálculo, com o objetivo de analisar sua composição e, após o resultado,
verificar quais são os fatores que podem estar relacionados à sua formação, procurando desenvolver hábitos ou tratamentos a fim de evitar novos episódios. “O estudo do cálculo, na prevenção de novos quadros, é muito importante. Ele serve para nortear os profissionais de saúde sobre qual o melhor caminho adotado para prevenir novas formações”, completa.
 O médico urologista Rafael Capobianco explica que há inúmeras complicações que podem surgir da formação do cálculo renal. É possível que o paciente apresente, em razão do cálculo renal, um quadro de infecção urinária, hipertensão arterial (aumento de pressão) e, em alguns casos mais graves, obstruções renais que podem causar futura insuficiência renal crônica e até mesmo levar à perda do rim, pela destruição causada nas células ou pela infecção acentuada.
 Segundo o médico, há vários tratamentos para a doença, que dependerão do quadro apresentado pela pessoa. “Em geral, espera-se que o paciente seja capaz de expelir o cálculo. No entanto, isto irá depender de vários fatores, como a localização do cálculo, tamanho, forma etc. As pessoas podem ter tido cálculos renais e expelir a pedra sem ao menos perceber que tiveram”, exemplifica o especialista. Mas, quando este cálculo traz problemas, em geral dor (cólicas), normalmente na região lombar, acompanhada ou não de

vômito, agitação, mal-estar, ou irritação ao urinar e sangue na urina (hematúria), é necessário o acompanhamento médico ou mesmo intervenção médica. “Nos casos de dor, em um primeiro momento,
é administrado analgésico, para depois submeter o paciente a exames clínicos, que vão desde o exame de urina até outros métodos como o ultrassom e a tomografia, para analisar qual a intervenção necessária”, completa.
 Quando não é possível tratar com medicamentos ou aguardar que o paciente venha a expelir a pedra,
são necessários métodos cirúrgicos, objetivando a retirada do cálculo, ou métodos extracorpóreos, como a
litotripsia, e endoscópicos, que, por vezes, envolvem a colocação de um cateter (duplo jota), retirado posteriormente.

Fonte: Revista + SAÚDE  | Ano 2  | N° 6  |  Abril, Maio Junho 2011


segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Visão Subnormal: Capacidade Reduzida


 Pessoas com cerca de 30% ou menos de visão no melhor olho apresentam o problema.

 A visão subnormal, também conhecida como baixa visão, é um comprometimento da função visual que impossibilita a pessoa ter uma visão clara para realização de suas atividades diárias. A baixa visão gera inúmeros transtornos e constrangimentos, e a falta de conhecimento da população em geral acaba por confundir o portador da baixa visão com a cegueira. Segundo levantamento da Sociedade Brasileira de Visão Subnormal, em média, 70% a 80% de crianças diagnosticadas como cegas, na verdade, possuem certa capacidade visual.
 Mas a visão subnormal não atinge somente crianças. Adultos podem desenvolver baixa visão ao longo da vida. No entanto, quem apresenta baixa visão não pode ser considerado cego, já que possui visão, ainda que diminuída. Várias doenças estão relacionadas à baixa visão, e o tratamento destas doenças de base são fundamentais para melhor qualidade de visão.
 A pessoa com baixa visão deve saber que existe no mercado uma série de equipamentos voltados à adaptação e que permitem condições melhores de vida, além de certos cuidados e procedimentos que podem auxiliar essas pessoas na ressocialização, melhorando sua qualidade de vida e facilitando a execução de suas atividades diárias.
 Para Eliana Cunha Lima, ortoptista - especialista em deficiência visual - e coordenadora dos Programas de
Educação Especial e Clínica de Visão Subnormal da Fundação Dorina Nowill para Cegos, a visão subnormal
e a baixa visão são sinônimos e, por definição, são uma anomalia de pessoas que apresentam cerca de 30% ou menos de visão no melhor olho após todos os procedimentos clínicos, terapêuticos, e uso de óculos convencionais. Segundo ela, essa perda da visão pode ser classificada em  moderada, grave ou profunda.
 O médico oftalmologista Alexandre Costa Lima Azevedo, atual presidente da Sociedade Brasileira de Visão Subnormal do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, esclarece que muitas doenças podem ocasionar o quadro de visão subnormal. “Em geral, as doenças que causam visão subnormal, até o momento, não têm
cura, porém há tratamentos clínicos e medicamentosos que podem proporcionar estabilidade do quadro,
cabendo ao oftalmologista avaliar e escolher os procedimentos mais adequados.” “Em nosso país, as doenças mais comuns responsáveis pelo desenvolvimento da baixa visão na infância são: catarata congênita, glaucoma congênito, retinopatia da prematuridade e toxoplasmose ocular congênita. 
 Na idade adulta, outras tantas, como retinopatia diabética, glaucoma, retinose pigmentar e degeneração macular relacionada à idade”, diz Eliana Cunha Lima. 
 As pessoas com baixa visão enfrentam inúmeros problemas: “Estas pessoas enxergam de forma diferente nas diversas distâncias, seja de perto, à meia distância ou de longe. Sua percepção visual também varia conforme
a doença, o nível de perda visual e as condições de iluminação do ambiente. Isso traz problemas tanto nas execuções de suas atividades, como também na compreensão por parte das pessoas que convivem com elas”, explica a ortoptista.
 Para ilustrar melhor as peculiaridades desse tipo de transtorno, ela acrescenta: “Os doentes enxergam a lousa, mas não o que está escrito; veem as pessoas, porém não reconhecem sua fisionomia; em geral, conseguem ler somente as manchetes dos jornais, mas não as notícias. Essas situações geram grande constrangimento e dúvidas na família, na escola, no trabalho e nos ambientes sociais que frequentam”, completa a especialista.

Equipamentos úteis

Para amenizar essa situação, existem hoje vários produtos desenvolvidos para adaptar as condições e aproveitar o residual visual que as pessoas com baixa visão possuem, voltados à ampliação das imagens e melhor eficiência visual. Para perto, existem óculos esferoprismáticos, lupas manuais (de apoio e iluminadas)
e lupas de pescoço, entre outros. “Já para longe, telelupas de aumentos variados (mais utilizados para leitura de lousa, letreiros de ônibus e placas de rua); Max TV para assistir à televisão etc.”, relata a profissional. 
 Há também recursos eletrônicos como o chamado cctv e lupas eletrônicas, livros digitais, softwares e livros falados. Em São Paulo, esses produtos são encontrados em impor tadoras, ót icas especializadas e instituições que atendem pessoas com deficiência visual, completa.
 Os médicos reconhecem que a tecnologia vem contribuindo cada vez mais na reabilitação das pessoas com deficiência visual. Existem lupas eletrônicas que são amplamente utilizadas pr incipalmente pelas pessoas com baixa visão grave e profunda. É importante informar que o uso da visão residual não é prejudicial. Muito ao contrário, a utilização da visão proporciona melhor desempenho e eficiência da visão. E mais: a participação e a compreensão da família são fundamentais no processo de desenvolvimento das pessoas com deficiência visual e no resgate de sua autoestima.

Dicas para melhorar a visão subnormal:

 Para aperfeiçoar o resíduo visual das pessoas com baixa visão, nos diferentes ambientes, a ortoptista
Eliana Cunha Lima dá várias dicas. Veja abaixo:
1. Além da ampliação das imagens obtidas com os recursos ópticos e tecnológicos, é fundamental uma iluminação adequada, aumento de contraste, como, por exemplo, louças com cores fortes sobre toalhas claras ou vice-versa.
2. Aproximar os olhos do material de leitura e escrita.
3. Evitar superfícies muito polidas e brilhantes.
4. Para leitura e escrita utilizar lápis 6B e 4B, ou caneta hidrográfica preta, cadernos com pautas escurecidas e mais largas.
5. Sempre que possível , ampliar o tamanho das letras.
6. Em todas as idades, apoiar o interesse e a habilidade da pessoa com baixa visão a executar atividades e tarefas do cotidiano.

Por: Jeferson Mattos

Fonte: Revista + SAÚDE  | Ano 2  | N°6  | Abri, Maio, Junho 2011

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Crônica: VULTO

        

              Quase despida, começou a dançar. José, quase hipnotizado, começou a sonhar...



 No dia em que ela saiu, José sentiu um pouco de alívio. Há algum tempo percebera que Efigênia dava mostras de não estar gostando da vida em comum. Na idade em que estavam, nem pensavam em discutir a relação, como dizem nas novelas. Cada um para o seu lado, dissera Fi, como a chamava carinhosamente.   Tudo bem, respondeu resmungando.
 Na varanda, bebendo vinho e com o velho cachorro aos seus pés, José ficou olhando o infinito, que nada
mais era do que a janela do apartamento em frente. – O que é mesmo que estou fazendo aqui? Não temos
mais nada em comum. Amanhã, quando Fi voltar da sua vigésima viagem, vou combinar uma saída honrosa para nós dois. E continuou bebendo.
 A noite desceu rapidamente. No apartamento em frente, as luzes se acenderam por trás das cortinas desbotadas. Um vulto de mulher passou lentamente como num filme de Almodóvar. Em movimentos cadenciados, uma mulher tirou a blusa e a jogou no chão. Fez com a saia a mesma coisa, a diferença é que foi se contorcendo até que a saia caísse.

 Quase despida, começou a dançar. José, quase hipnotizado, começou a sonhar. Em seus sonhos, não quis ser partner nos braços daquele vulto, preferiu abrir as gavetas do tempo e questionar o passado. Desiludido,
perguntava a si mesmo onde ficou a magia daqueles momentos que tivera com sua mulher.
 Tempos aqueles em que tudo tinha uma conotação especial, bastava ser parte integrante de seu pequeno universo particular. Houve tempos em que discutia com os amigos que não acreditavam que a felicidade tem cor, a saudade tem aromas e que a música também causa dor. Cansado, não deu mais importância para seus saudosismos, embora sentisse na alma cada reflexo luminoso do sorriso de sua amada, sentia até hoje o cheiro especial da festa em que a conheceu e chorava cada minuto de saudade dos momentos mais felizes de sua vida.

 Mais um gole de vinho. O vulto de mulher já dança há horas. José foi longe e sequer sabe descrever a performance da dançarina. Só questiona e imagina: que vida bela ali tão perto mora! E aqui, o que se vive? O passado já não importa, o presente não existe e o futuro chegará a nós, mas nós não estaremos nele, seremos meros passageiros de malas e destinos vazios.
 Ouve um barulho. Por um minuto pensa que Fi estivesse de volta e que pudessem resgatar cada segundo
esquecido e maltratado pela indiferença. Mas que nada. O barulho que interrompe seu momento não passava de um vento que tocou forte a cortina, fazendo despedaçar o porta-retrato que eternizava a união de José e sua eterna amada. Diante daquela situação, José ainda pensa em juntar os estilhaços no chão, porém, volta ao seu canto de reflexão e, decidido, se justifica para as decisões que pretende tomar.
 Nada acontece por acaso. O que se quebra, mesmo que colado novamente, não terá inteireza, haverá sempre fissuras que se deixarão contaminar. A música ainda toca, mas o vulto de mulher já não dança mais. José não mais imagina que a felicidade mora ao lado. O vento da noite já sopra mais frio, porém José não tem nem hora, nem por que se apressar para entrar. Amanhã será tudo igual, o sol irá nascer mesmo sem
sua permissão.
 Tudo irá caminhar, e noite novamente chegará. Antes que isto aconteça, José fecha os olhos e adormece.

Paulo Castelo Branco

Fonte: Revista +SAÚDE  |  Ano 2 | N° 6 |  Abril, Maio, Junho 2011

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Diminuindo o passivo das empresas


   No nosso país, pode existir a lei, mas, se não for fiscalizada, ela “não pega”.

 A confecção do PCMSO e do PPRA já deveria ser algo corriqueiro, uma vez que a lei obriga a que todas as “empresas públicas e privadas, órgãos públicos de administração direta e indireta, bem como órgãos dos poderes legislativo e judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT” tenham nessa lei observância obrigatória. Por que vemos crescer a procura pela confecção de PPRA, PCMSO, PPP apenas de 10 anos para cá, se a Lei 6.514, que regulamenta esses documentos, completa 43 anos no próximo dia 22?

 No nosso país, pode existir a lei, mas, se não for fiscalizada, ela “não pega”. “A Lei 6.514 está pegando!”
Efetivamente, o que temos visto, nesses últimos anos, é crescer a nossa demanda por esses documentos.   Entre o final de 2008 e metade de 2010, a Medicina do Trabalho cresceu 100%. Estamos com uma lista de espera de mais de 30 PCMSO aguardando para serem confeccionados! Por quê? Será porque a lei está sendo fiscalizada só agora? Será que os “rigores da lei” estão sendo aplicados em todas as micro, médias e macroempresas? Ou será que os empresários entraram num consenso para cumpri-la? Ou a DRT está com funcionários sobrando para fiscalizar tudo isso? Entendo que nenhum desses fatores isolados responde às
perguntas. Uma associação de todos, talvez.
 Mas o mais importante: os empresários deram-se conta que fazer um PPRA e um PCMSO poupa dores de cabeça futuras, pois diminui o número de problemas com a justiça do trabalho. Principiando que o juiz vê
diferente o empresário que já comparece à audiência com os documentos exigidos e atualizados. Encerrando que um PPRA e um PCMSO de qualidade e a guarda dos documentos adequada respondem e, quase sempre, isentam de culpa a maioria de quesitos periciais. Isso sem grande estresse, sem recorrer a profissionais caros e estratégias duvidosas.
 A resposta é simples. Diminuição do passivo da empresa! A verdade é que os empresários estão descobrindo que o PCMSO e o PPRA diminuem, e muito, o passivo da empresa. Tudo absolutamente dentro da Lei. Tudo muito claro, objetivo, e com preços razoáveis.

Dra. Maria Borges - CREMERS 15212 - Médica do Trabalho

Fonte: Revista + SAÚDE |  Ano2  |  Nº 6  | Abril, Maio, Junho 2011